Assisti a um desenho, meio dormindo, nesta manhã, que achei genial.
O desenho se chama "padrinhos mágicos",e é sobre um menino que conta com a ajuda destes seres sobrenaturais em suas peripécias infantis.
O tema de hoje era "Vigilantes do desejo". Uma firma de duendes que queriam tomar o poder no reino da fadas, declarou a seguinte ordem: ninguém poderia fazer desejos estúpidos. A cada vez que o personagem desejava algo que era considerado "bobo", seus padrinhos eram severamente punidos.
Fiquei pensando na inteligência deste episódio, aparentemente tão banal.
O menino se vê impedido de desejar ter grandes pernas de queijo, ou assistir a corridas de porcos voadores. Seus desejos, suas vontades, sempre são consideradas tolas demais.
Impossível não reconhecer este duende tirano na nossa vida. Seja nos nossos familiares, no emprego, ou no parceiro que escolhemos. Parece haver alguém nos impedindo de querer as coisas mais idiotas, ter os desejos mais bizarros.Mas, já dizia Freud, nestes anseios que nos parecem mais estranhos há uma singularidade absoluta.
Nos fazem pensar que o que queremos destoa, caduca, é piegas.Uma ligação no meio da noite,tão fora de hora. Uma curiosidade que não deveria surgir. Um amor que foge daquilo que foi proposto.
Acreditamos nesta imposição, e acabamos alienados aos desejos dos outros.
Nada mais chato, frustrante.
Não penso que nosso desejo não deva ter limites. Em certos momentos uma contenção é fundamental,caso contrário caímos na pura repetição, sem elaboração alguma,na morte.
4 comentários:
"Não penso que nosso desejo não deva ter limites. Em certos momentos uma contenção é fundamental,caso contrário caímos na pura repetição, sem elaboração alguma,na morte."
O que é isso? Neurose? hehe
Claro,caro amigo,isso é neurose.
Da boa.
Com um colorido histérico e pinceladas esquizo-paranóides para apimentar.
Rs.
sou amiga da Nayana Shimaru. Entreguei no seu blog e gostei muito dos textos. Esse do desejo é ótimo.
Marcela
Que bom saber que vc gostou,Marcela.
Seja sempre bem vinda!
Postar um comentário